domingo, 28 de março de 2010

Domingo de Ramos

Esta semana tivemos o prazer de ter na nossa catequese os pais dos catequizandos.

Esta catequese com pais, além de se falar na retrospectiva do tudo aquilo que se viveu na Quaresma, centramo-nos essencialmente no significado de cada uma das celebrações que compõem o Tríduo Pascal.

Seguem-se algumas imagens dos momentos que antecederam a catequese:




Dada a importância destas celebrações, assinalamo-las à entrada do Centro Paroquial:


Depois de termos visto um pequeno filme acerca destas grandes celebrações, falamos da sua importância, da origem de determinados ritos e dos seus significados para um Cristão.
E uma vez que no Domingo se celebrou o Domingo de Ramos, foi distribuida a todos os catequizandos uma mensagem de fé a ser entregue aos padrinhos.
Como prometido, e na sequência dos constanes desafios que são colocados aos pais actulmente, ficam algumas questões para se responder:
Pais: Quais as maiores dificuldades que sentem da educação na fé dos vossos filhos?
Catequizandos: Sentem falta de mais silêncio na vossa vida? Porquê?

9 comentários:

  1. O silêncio. Uma palavra, pode significar tanto. Todos precisam de silêncio e não só os jovens. O silêncio é como uma caminhada que se faz lentamente e completamente só. O silêncio é essencial para reflectir e pensar no que os nossos olhos, o nosso olhar vê. Nesta Quaresma que está quase na recta final, aproveitemos para pensar. Pensar no que fizemos, no que deviamos fazer. Tudo em Silêncio...

    ResponderEliminar
  2. O silêncio. Uma palavra, pode significar tanto. Todos precisam de silêncio e não só os jovens. O silêncio é como uma caminhada que se faz lentamente e completamente só. O silêncio é essencial para reflectir e pensar no que os nossos olhos, o nosso olhar vê. Nesta Quaresma que está quase na recta final, aproveitemos para pensar. Pensar no que fizemos, no que deviamos fazer. Tudo em Silêncio..

    ResponderEliminar
  3. Resposta da Mãe da Rosália (Maria da Conceição): Em orar a Deus todos os dias.

    Resposta da Rosália: Sim, porque por vezes necessito de algum tempo para reflectir, escutando e comunicando com Deus.

    Rosália Rocha

    ResponderEliminar
  4. Nesta catequese, as catequistas estiveram a fazer um pequeno resumo de cada semana da Quaresma e vimos também um filme sobre o Tríduo Pascal. As catequistas convidaram os nossos pais a estarem presentes nesta catequese.

    Rosália Rocha

    ResponderEliminar
  5. Resposta da Mãe da Mariana (Fernanda) - Estar com Deus todos os momentos, a escutá-lo.

    Resposta da Mariana - Sim, o silêncio é muito importante. Porque serve para eu estar com Deus e para reflectir.

    Mariana Almeida

    ResponderEliminar
  6. Nesta catequese, estivemos a falar sobre o Tríduo Pascal e a sua importância. Também fizemos um pequeno resumo sobre todas as semanas da Quaresma.
    Os pais também estiveram presentes nesta catequese.

    Mariana Almeida

    ResponderEliminar
  7. Nesta catequese, estivemos a falar sobre o Tríduo Pascal e a sua importância. Fizemos também um pequeno resumo sobre todas as semanas da Quaresma, falando dos símbolos...
    Os pais também estiveram presentes nesta catequese.

    Mariana Almeida

    ResponderEliminar
  8. reposta da Ana Marisa: sim o silencio é muito importante,porque por vezes sinto necessidade de estar com Deus, reflectindo,comunicando e pensando na vida.
    Silêncio só se define nisto: viver um dia de cada vez tal como Deus nos propôs e orando todos os dias ao pai. como cristãos devemos seguir o caminho de jesus no silêncio, na fé, na esperança e na caridade,pois é o caminho que jesus nos ensinou percorrer durante a nossa vida seja onde for.

    ResponderEliminar
  9. Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil passarmos a importância dos valores fundamentais aos nossos filhos, porque o mundo oferece-lhes muito mais, ou pelo menos, mais imediato. A fé é o AMOR que nos move e dá razão à nossa existência, por isso eu continuarei caminhando para esse AMOR e tentando passa-lo às minhas filhas, para que elas sejam verdadeiramente felizes.
    Mãe da Ana Marisa

    ResponderEliminar